A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está articulando a ampliação de áreas industriais para facilitar a implantação de novas empresas no polo da Zona Franca. O tema foi discutido nesta segunda-feira (18) em reunião com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti-AM) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
De acordo com a Suframa, a atual limitação de áreas classificadas como setores 4 e 5 — únicas previstas no Plano Diretor de Manaus que permitem a instalação de indústrias — encarece e restringe a chegada de novos empreendimentos. A proposta em análise busca alternativas para aumentar a disponibilidade de terrenos e oferecer melhores condições para a expansão industrial.
Uma das possibilidades apresentadas é a utilização de trechos do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), que poderiam ser transformados em setores 4 e 5. Com isso, seria possível adequar parte da área ao perfil industrial, criando novos espaços para receber empresas que desejam investir no polo.
O encaminhamento da proposta será feito pela Suframa e pela Sedecti, que enviarão solicitação ao Implurb para apreciação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CIMU). A medida, se aprovada, poderá ser incorporada ao novo Plano Diretor de Manaus, atualmente em elaboração pela Prefeitura.
LEIA TAMBÉM: CineMaterna exibe ‘Uma sexta-feira mais louca ainda!’ nesta terça (19); Saiba como assistir de graça
Segundo o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a iniciativa tem como objetivo principal assegurar a atratividade do modelo da Zona Franca, ampliando a capacidade de receber indústrias em diferentes segmentos. A reunião contou ainda com a presença do secretário estadual Serafim Corrêa, do Implurb, Carlos Valente, e do secretário executivo da Sedecti, Gustavo Igrejas.
A expectativa é que, com a aprovação da medida, a Zona Franca de Manaus passe a contar com mais áreas disponíveis para instalação de fábricas, fortalecendo o parque industrial local e ampliando o potencial de geração de empregos e investimentos para a região.