O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana (STTRM) informou que iniciará uma paralisação dos ônibus na cidade a partir da 0h01 desta terça-feira (26). A greve foi decidida em assembleia geral realizada na última sexta-feira (22) e terá duração indeterminada.
Segundo o secretário-geral do sindicato, Elcio Campos Rêgo, a principal motivação para a paralisação são os atrasos recorrentes nos pagamentos dos trabalhadores do setor. A greve atingirá 50% da frota, conforme determinação judicial, para minimizar os impactos no transporte público da população.
LEIA TAMBÉM: Justiça do Trabalho determina circulação mínima de ônibus durante greve em Manaus
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) foi notificado sobre a paralisação e informou que deverá emitir um posicionamento até o fim desta segunda-feira (25).
Na sexta-feira, houve audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região para discutir a situação salarial dos rodoviários. O presidente do STTRM, Givancir Oliveira, solicitou uma liminar que bloqueie as contas do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Sinetram, como medida para garantir o pagamento dos débitos aos trabalhadores. A decisão judicial sobre a liminar poderá ser tomada até a próxima audiência, prevista para 12 de setembro.