Quatro animais silvestres foram resgatados na quinta-feira (28/08) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em diferentes pontos de Manaus. As ações ocorreram nos bairros Alvorada (zonas centro-oeste e oeste), Campo Salles (zona oeste) e Novo Aleixo (zona norte), após moradores entrarem em contato com a Gerência de Fauna (Gfau) do Instituto.
Os animais recolhidos foram um periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus), uma mucura (Didelphis marsupialis), um aracuã (Ortalis motmot) e um urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). Todos estavam fora de seu habitat natural, feridos ou em situação de vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM: IPAAM reforça fiscalização contra queimadas na Região Metropolitana de Manaus
O resgate foi iniciado a partir de denúncias de moradores que encontraram os animais em quintais, calçadas ou outras áreas residenciais. O periquitão-maracanã, por exemplo, permaneceu cerca de três semanas sob cuidados provisórios até ser entregue. Já a mucura foi localizada ainda filhote e com dificuldades de locomoção. O aracuã foi transportado por uma moradora até o local do acionamento, e o urubu foi mantido em segurança por cinco dias após aparecer com a asa machucada.
Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão por avaliação veterinária e, se possível, serão reabilitados e devolvidos à natureza.
O Ipaam orienta que, em situações semelhantes, a população deve acionar a Gfau por meio do número (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O órgão alerta para que não sejam oferecidos alimentos inadequados às espécies e que o resgate seja realizado por equipes especializadas.