O futevôlei tem sido cada vez mais utilizado como ferramenta de inclusão social e estímulo à prática esportiva entre crianças e adolescentes no Amazonas. Em Manaus e Parintins, aproximadamente 900 alunos participam de atividades voltadas para o desenvolvimento técnico e físico dentro da modalidade, por meio de um projeto que oferece aulas gratuitas em comunidades de diferentes zonas da capital e do interior.
As atividades são voltadas principalmente para o público de 7 a 17 anos e acontecem em dez polos espalhados por Manaus: Monte Sião, Canaranas, Arena Santos Dumont, Arena AVAM, Arena Novo Israel, Cidadão 10, Colônia Oliveira Machado, Compensa, Aleixo e Campo do Yael. No município de Parintins, a ação também está presente com mais de 50 jovens participantes no polo vinculado ao Programa Esporte e Lazer da Capital e Interior (Pelci).
Durante as aulas, os alunos aprendem fundamentos como saque, domínio com os pés, organização de jogo e práticas cooperativas. O objetivo central é estimular o desenvolvimento integral dos jovens por meio da rotina esportiva, com a orientação de profissionais qualificados que conduzem os treinos com foco técnico e pedagógico.
Dierlisom dos Santos, um dos participantes do núcleo em Parintins, relatou a importância da prática para sua evolução esportiva. “Os treinos do futevôlei aqui são muito bons. Nós aprendemos muitas coisas, como sacar, chutar e práticas de jogo. Isso está me ajudando a evoluir muito”, afirmou o jovem atleta.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso suspeito de fazer mulher com bebê refém e roubar Monjauro em Manaus
A proposta é integrar comunidades por meio do esporte, promovendo qualidade de vida, disciplina e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, a expansão do futevôlei tem contribuído para a valorização de espaços públicos e incentivo à formação esportiva de base em diferentes áreas da capital e do interior amazonense.