Quatro prefeituras do interior do Amazonas foram notificadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) pela ausĂȘncia de envio e publicação do RelatĂłrio Resumido da Execução OrçamentĂĄria (RREO) referente ao segundo bimestre de 2025. Os municĂpios de SĂŁo Gabriel da Cachoeira, Barcelos, LĂĄbrea e SĂŁo SebastiĂŁo do UatumĂŁ constam nos alertas publicados nesta quarta-feira (20), no DiĂĄrio Oficial EletrĂŽnico da Corte.
Os documentos indicam que, alĂ©m de nĂŁo publicarem os relatĂłrios dentro do prazo legal, as prefeituras tambĂ©m nĂŁo encaminharam as informaçÔes ao TCE-AM. Entre os dados que deveriam ter sido apresentados estĂŁo despesas com educação, saĂșde e magistĂ©rio, bem como informaçÔes de arrecadação e o balanço entre receitas e despesas correntes. Em todos esses campos, os relatĂłrios apresentaram a indicação âSem Dadosâ (S/D).
Falta de informaçÔes sobre åreas essenciais
A ausĂȘncia de dados compromete o acompanhamento da execução orçamentĂĄria em ĂĄreas consideradas fundamentais para o funcionamento da administração pĂșblica municipal. Despesas com saĂșde e educação, por exemplo, sĂŁo indicadores que possibilitam avaliar o cumprimento das metas constitucionais obrigatĂłrias, como o mĂnimo de investimento em cada setor. A omissĂŁo desses nĂșmeros impossibilita o monitoramento da aplicação dos recursos, gerando preocupação sobre a correta destinação das verbas pĂșblicas.
ConsequĂȘncias para as prefeituras
De acordo com o TCE-AM, a não entrega dos relatórios pode resultar na aplicação de multas, que podem chegar a dezenas de milhares de reais, além de outras penalidades administrativas previstas em lei. Embora os alertas tenham caråter preventivo, a Corte destacou a necessidade de que os gestores municipais regularizem a situação e passem a enviar os dados de forma transparente e dentro dos prazos estabelecidos.
TransparĂȘncia e controle fiscal
O objetivo da emissĂŁo dos alertas Ă© reforçar a importĂąncia da transparĂȘncia na gestĂŁo pĂșblica e permitir que a execução orçamentĂĄria das prefeituras seja acompanhada em tempo real. O acompanhamento constante possibilita identificar possĂveis falhas, evitar desequilĂbrios nas contas pĂșblicas e assegurar que a população tenha acesso a informaçÔes claras sobre como os recursos municipais estĂŁo sendo aplicados.
LEIA TAMBĂM: #SouManaus 2025 libera 5Âș lote de ingressos nesta quinta-feira (21)
Com o alerta emitido, as prefeituras de SĂŁo Gabriel da Cachoeira, Barcelos, LĂĄbrea e SĂŁo SebastiĂŁo do UatumĂŁ precisarĂŁo apresentar os relatĂłrios pendentes, garantindo o cumprimento da legislação e a regularidade da gestĂŁo fiscal. O TCE-AM seguirĂĄ monitorando os prĂłximos bimestres para verificar a adequação das administraçÔes municipais Ă s exigĂȘncias legais.
O que dizem as prefeituras
O Segundo a Segundo procurou as prefeituras citadas na reportagem por e-mail fornecido para assessoria de imprensa mas não houve resposta de nenhuma. O espaço segue em aberto