A Polícia Federal destruiu cerca de 8 mil pés de maconha durante uma operação realizada em regiões isoladas do interior do Amazonas. A ação, denominada Operação Alvorada Verde, foi iniciada no dia 26 de agosto e ocorreu nas áreas próximas aos rios Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e Curuçá, no município de Maués.
As investigações começaram a partir de denúncias e dados de inteligência que apontavam a existência de cultivos ilegais da droga em áreas de mata fechada. A operação mobilizou 15 policiais federais e teve como objetivo localizar, identificar e eliminar plantações clandestinas.
LEIA TAMBÉM: PF deflagra operação contra quadrilha especializada em grilagem na Amazônia
De acordo com a Polícia Federal, esta foi a primeira ação de erradicação de maconha realizada na região após um longo período, em uma área historicamente marcada por conflitos. A operação também representou o uso inédito do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da PF e contou com apoio logístico da nova base aérea da corporação no Amazonas.
Além da Polícia Federal, participaram da ação o CENSIPAM, a FUNAI, o ICMBio, o IBAMA e a Força Nacional. As instituições atuaram de forma integrada em ações voltadas à proteção ambiental e ao enfrentamento de crimes em áreas sensíveis da floresta amazônica.
Os delitos investigados incluem tráfico de drogas e desmatamento em áreas públicas ou não destinadas, cujas penas podem chegar, respectivamente, a 15 e 4 anos de reclusão.