A juíza Lídia de Abreu Carvalho, Ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE), comandou a 17ª edição do Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (ECOJE), que foi realizado em Pirenópolis (GO).
O evento é uma oportunidade para que os representantes das Ouvidorias Eleitorais Regionais troquem experiências para o avanço dos serviços prestados. O 17º ECOJE contou com a presença do ouvidor nacional de justiça, conselheiro Marcello Terto; representante do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), desembargador federal Vallisney Oliveira; do presidente do TRE de Goiás, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; e da presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, que na solenidade foi a única agraciada com Colar de Mérito pelo TRE-GO.
LEIA TAMBÉM: Festa “Black and Groove” acontece neste sábado com quatro DJs
Na programação, foram discutidos temas como: Violência Institucional e o Papel das Ouvidorias, o Uso da Inteligência Artificial no Combate à Violência Política de Gênero, o Papel das Ouvidorias no Combate à Desinformação, e no Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação.
No final do ECOJE, foi elaborada a Carta de Pirenópolis para a adoção de medidas e ações que aprimorem as atividades das ouvidorias eleitorais. A juíza Lídia Carvalho disse que o encontro alcançou um resultado satisfatório. “Chegamos ao fim de mais um ECOJE com um senso de dever cumprido, com a participação recorde em relação às edições anteriores, com todos os regionais presentes.”
A magistrada, que está próxima de concluir seu mandato como presidente do COJE, informou que o edital para a eleição da próxima diretoria executiva será lançado em 22 de agosto. “Convido todos a participarem efetivamente deste processo democrático, seja candidatando-se, seja apoiando os colegas que demonstrem compromisso efetivo para conduzir o Colégio no próximo ano”, conclamou.