A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), iniciou nesta semana a devolução de 33 motos que foram recuperadas durante operações realizadas nos municípios de Autazes, Codajás, Iranduba e Manacapuru. Os veículos, que haviam sido roubados ou furtados, foram apreendidos entre julho e agosto deste ano e já estão em Manaus para serem entregues aos proprietários.
A previsão é de que a entrega das motocicletas seja concluída ao longo desta semana. De acordo com o delegado Rodrigo Barreto, a maior parte dos veículos foi localizada com sinais de adulteração em placas e chassis. A polícia informou que essas motos foram repassadas a terceiros por meio de anúncios em redes sociais e aplicativos de venda.
LEIA TAMBÉM: Direção defensiva, formação de mototaxista e mais: Detran-AM abre 520 vagas em cursos gratuitos
A identificação das adulterações foi possível através de técnicas de verificação com produtos químicos, que revelam alterações nos números originais dos veículos. Segundo o delegado, os compradores que estavam de posse das motocicletas são ouvidos na delegacia e, em muitos casos, alegam desconhecimento sobre a origem ilegal.
Essa é a quarta entrega de veículos recuperados realizada pela DERFV em 2025, totalizando 161 motos restituídas aos proprietários neste ano. A operação faz parte da ação “Amazônia sem Fronteira”, que já realizou nove incursões em municípios do interior. Novas ações estão previstas até o fim do ano.
A PC-AM informou que os donos não precisam comparecer presencialmente à delegacia. O contato está sendo feito diretamente pela equipe da DERFV, que busca localizar os proprietários por meio de dados atualizados, ligações ou notificações.