A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) recuperou 19 motocicletas com restrição de roubo ou furto durante uma operação realizada entre os dias 11 e 12 de agosto, no município de Autazes, a 113 quilômetros de Manaus. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
As motocicletas estavam em situação irregular e foram localizadas a partir de investigações conduzidas pela equipe da DERFV. De acordo com informações da unidade policial, os veículos haviam sido roubados ou furtados na capital e, posteriormente, transportados para Autazes. No local, eram comercializados com preços reduzidos ou desmontados para revenda de peças.
LEIA TAMBÉM: Frota de motocicletas no Brasil ultrapassa 40 milhões com aumento exponencial no Amazonas
Durante a operação, todas as motocicletas apreendidas apresentavam sinais de adulteração. Os veículos passarão por perícia técnica para identificação de origem, incluindo análise de chassi e placas. Os donos serão contatados após a conclusão do processo pericial.
Conforme informou o delegado Rodrigo Barreto, responsável pela especializada, os crimes estão relacionados à atuação de um grupo criminoso que utiliza plataformas digitais para negociar os veículos de maneira clandestina.
A DERFV informou que já realizou oito operações semelhantes no interior do estado, totalizando 158 motocicletas recuperadas. As apurações continuam para localizar outros veículos e identificar os envolvidos nas ações criminosas.