A Cinecolor Films Brasil anunciou, nesta semana, que vai trazer de volta às telonas três grandes obras do cinema nacional produzidas pela LC Barreto, agora em versões remasterizadas. A iniciativa resgata títulos que marcaram gerações, aproximando novos públicos de clássicos do cinema brasileiro. As exibições acontecerão em sessões especiais e por tempo limitado em cinemas de todo o país: Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 11 a 17 de setembro; O Que é Isso, Companheiro?, de 18 a 24 de setembro; e O Quatrilho, de 25 de setembro a 1º de outubro.
Baseado no romance de Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) se tornou um marco do cinema brasileiro ao misturar humor, sensualidade e realismo fantástico. Protagonizado por Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça, o longa conta a história de Dona Flor, uma professora de culinária em Salvador que, após a morte do marido Vadinho, se casa novamente com o respeitável farmacêutico Teodoro. Porém, a aparição do espírito do primeiro marido faz com que Flor passe a viver entre a razão e a paixão. Até hoje, é um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema nacional.
LEIA TAMBÉM: Shopping recebe evento de cultura japonesa neste fim de semana
Já O Que é Isso, Companheiro? (1997), inspirado no livro de Fernando Gabeira, retrata um dos episódios mais marcantes da ditadura militar no Brasil: o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969. Dirigido por Bruno Barreto e estrelado por Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Matheus Nachtergaele e Luiz Fernando Guimarães, o filme alcançou repercussão internacional e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.
Por fim, O Quatrilho (1995) é ambientado no Rio Grande do Sul dos anos 1910 e acompanha a trajetória de dois casais de imigrantes italianos que compartilham a mesma casa e veem suas vidas mudarem quando um deles decide romper tradições e seguir o coração. Dirigido por Fábio Barreto e estrelado por Glória Pires, Patrícia Pillar, Alexandre Paternost e Bruno Campos, o longa conquistou o público com sua fotografia e narrativa delicada, sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996, marcando a volta do Brasil à premiação após mais de 30 anos sem uma indicação.
Considerada uma das produtoras mais importantes da história do cinema brasileiro, a LC Barreto é responsável por obras que conquistaram público, crítica e reconhecimento internacional. Em seu catálogo estão alguns dos maiores sucessos da cinematografia nacional, incluindo Dona Flor e Seus Dois Maridos, O Quatrilho, O Que é Isso, Companheiro?, Bye Bye Brasil e Terra em Transe. Fundada em 1969 pelos cineastas Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, a produtora já realizou mais de 50 longas-metragens e se consolidou como símbolo de qualidade artística e relevância cultural.