O Governo do Amazonas vai realizar Mutirão da Cidadania com emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), em Manaus. O agendamento irá acontecer nesta quarta-feira (20) de agosto, nos Centros de Convivências Magdalena Arce Daou, Teonizia Lobo e CETI João dos Santos Braga, das 7h às 13h, nas zonas norte, leste e oeste.
Ter acesso à carteira de identidade é um direito à cidadania, permitindo que a pessoa seja reconhecida e tenha seus direitos garantidos. Para atender à demanda, o Governo, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), realiza o Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Entenda como será agendamento
Para participar do Mutirão da Cidadania, o primeiro passo é o agendamento, que será realizado presencialmente, com a disponibilização de mais de 3 mil senhas individuais e intransferíveis no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa; no Centro de Convivência Teonízia Lobo, no Amazonino Mendes e no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no Nova Cidade.
De acordo com as informações da secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, o agendamento dará acesso ao atendimento entre os dias 25 de agosto a 5 de setembro, de segunda a sexta, nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) mais próximo do endereço do solicitante.
“Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para assegurar e garantir os direitos dos cidadãos em relação à emissão da Carteira de Identidade Nacional. Nós estimamos atender cerca de 10 mil pessoas durante essas duas semanas de mutirão”, afirmou a secretária.
LEIA TAMBÉM: Seduc faz nova convocação para 120 aprovados em processo seletivo
Entrega da Carteira de Identidade
Os atendimentos serão realizados pelos servidores da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM). De acordo com o diretor do IIACM, Mahatma Porto, além da solicitação do documento, o Governo fará a entrega de documentos de quem solicitou a CIN.
Atualmente, cerca de 21 mil carteiras ainda não foram entregues. Para fazer a retirada, o solicitante deve apresentar o protocolo de atendimento ou qualquer outro documento de identificação no mesmo PAC onde fez a solicitação.
Saiba quais documentos levar
A SSP-AM reforça que os documentos obrigatórios para realizar o agendamento para a emissão da CIN são: Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou comprovante de inscrição ou espelho da Receita Federal, que pode ser obtido no site (Clique aqui).
Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento para casados no civil; se divorciado, apresentar certidão de casamento atualizada com averbação de divórcio; e comprovante de residência original.
Validade
As carteiras de identidades antigas têm validade até 2032, portanto não é necessária a troca imediata para o novo modelo. A recomendação é que no Mutirão da Cidadania apenas as pessoas com urgência na emissão do documento procurem o atendimento.