Um homem de 25 anos foi preso em flagrante durante uma operação de fiscalização realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) na madrugada desta quarta-feira (6), na avenida Max Teixeira, zona norte de Manaus. Ele conduzia uma motocicleta Honda XRE 300 sem placa de identificação e tentou fugir ao ser abordado pelos agentes de trânsito.
A tentativa de evasão começou após o motociclista desobedecer à ordem de parada emitida pela equipe do Detran-AM. Durante a perseguição, ele realizou manobras consideradas perigosas, até ser interceptado. Após a abordagem, os agentes constataram que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
LEIA TAMBÉM: Mototaxista e mais: Confira 360 vagas em cursos gratuitos do Detran-AM em Manaus
De acordo com a equipe de fiscalização, a motocicleta apresentava diversas irregularidades. Além da ausência da placa — que o próprio condutor afirmou ter retirado ao lavar o veículo —, a moto estava com o licenciamento em atraso e sem retrovisores. O homem também pilotava sem capacete e usava calçado inadequado, além de estar transportando um passageiro sem os equipamentos obrigatórios de segurança.
O motociclista foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde a ocorrência foi registrada. A motocicleta também foi apreendida.
Segundo o coordenador geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, a adulteração de sinal identificador veicular, como a retirada da placa, é crime previsto no Código Penal, com pena que pode chegar a até dez anos de reclusão. A prisão em flagrante foi efetuada com base nas infrações verificadas durante a abordagem.