Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Maioria dos gamers brasileiros gasta até R$250 por mês com jogos digitais
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Economia > Maioria dos gamers brasileiros gasta até R$250 por mês com jogos digitais
Economia

Maioria dos gamers brasileiros gasta até R$250 por mês com jogos digitais

Redação
Atualizado em 2025/08/27 at 6:48 PM
Redação 15 horas atrás
Compartilhe
Dois jovens gamers jogando videogame com fones de ouvido e controles
Gamers brasileiros gastam até R$250 por mês com jogos digitais. (FOTO: divulgação)
Compartilhe

Celebrado no dia 29 de agosto, o Dia do Gamer é um marco para os fãs de jogos digitais, uma data para competições e conexões entre comunidades. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Gamers Club, maior hub para a comunidade de jogos competitivos da América Latina, 43% dos brasileiros têm o costume de jogar esports, a partir do console, computadores ou notebooks.

Entre quem joga, a atividade gera investimentos de até R$250 mensais: 77% gastam até essa faixa de valor com a compra de jogos digitais e 36% costumam adquirir pacotes de expansão, complementos de itens e funcionalidades adicionais.

LEIA TAMBÉM: Elétrica, hidráulica e marcenaria lideram em carência de profissionais

Se por um lado o consumo digital tornou as aquisições mais baratas, por outro disponibilizou uma quantidade ainda maior de opções de formatos e plataformas de diversão: segundo a pesquisa, 24% dos gamers afirmam assinar algum serviço de acesso a bibliotecas de jogos online. Além disso, 59% costumam comprar jogos digitais para consoles ou computadores, e 15% realizam essas aquisições todos os meses, demostrando a presença dos games no orçamento recorrente de grande parte dos brasileiros.

Dinheiro com jogos digitais também movimenta a realidade?

A economia dentro dos próprios jogos também desempenha um papel relevante no comportamento dos gamers. Segundo os dados, 87% dos jogadores costumam adquirir novos itens ou atualizações utilizando moedas virtuais conquistadas no próprio jogo. Além disso, 71% afirmam que consideram gastar dinheiro real para comprar essas moedas, caso o jogo ofereça essa possibilidade.

Para Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira, é preciso ter cautela com os gastos. “Em um cenário em que os jogos são uma válvula de escape para muitos consumidores, é preciso estar atento às compras impulsivas durante os momentos de diversão. O planejamento financeiro e controle do orçamento são fundamentais para evitar o endividamento e garantir a diversão com consciência”, orienta.

Há anos, os consoles deixaram de ser “brinquedos de criança” e passaram a fazer parte do cotidiano de jovens e adultos. Segundo o levantamento, 64% daqueles que afirmam jogar videogame, o tempo diário ocupado em partidas varia de uma a três horas. O estudo também apontou os principais motivos que levam as pessoas a jogarem e, para a maioria, é uma forma multifuncional de lazer.

Comunidade gamer cria conexões?

A comunidade gamer se consolidou como um dos maiores pontos de encontro no ambiente digital, criando laços que vão muito além do jogo em si. Nas plataformas sociais, fóruns e streams, jogadores compartilham dicas, experiências e até oportunidades profissionais, fortalecendo um ecossistema que une entretenimento e pertencimento. Esse engajamento digital transforma plataformas como Instagram, YouTube e Twitch em verdadeiras vitrines de tendências, onde marcas e criadores encontram um público altamente conectado e receptivo.

Prova disso, são os canais que criam mais conexões entre gamers e às novidades de mercado: 47% apontam as páginas do Instagram como fontes essenciais, 42% citam canais do Youtube e 21% a Twitch.

Para Yuri Fly, CEO fundador da Gamers Club, o universo de esports é um mercado em crescimento exponencial. “O mercado gamer continua em plena expansão, impulsionado por uma comunidade cada vez mais engajada e por inovações tecnológicas que elevam a experiência de jogo a um novo patamar. Além disso, a evolução na qualidade gráfica e na diversidade de títulos, especialmente nos jogos de tiro, tem atraído cada vez mais jogadores e ampliado as possibilidades competitivas dentro deste cenário”, comenta.

Apesar de 52% dos ouvidos sentirem que têm uma jornada de jogos solitária, a comunidade gamer também se engaja presencialmente. De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados já participaram de eventos relacionados a games, e 80% afirmam frequentar esse tipo de evento pelo menos uma vez ao ano. Para viver essas experiências ao vivo, 35% costumam gastar até R$100, 17% desembolsam entre R$101 e R$200, e 13% investem de R$201 a R$300 em ingressos, viagens ou produtos exclusivos.

Leia também

Suframa aprova R$ 1,25 bilhão em novos investimentos de fábricas na Zona Franca

Elétrica, hidráulica e marcenaria lideram em carência de profissionais na construção civil

Imposto de Renda paga R$ 2,9 bilhões em restituições nesta sexta-feira (29)

Fábrica da GLA anuncia planos de dobrar produção e empregos em um ano em Manaus

Empresas da Zona Franca ficam isentas de PIS e Cofins em vendas e serviços, decide STJ

Redação 27/08/2025 27/08/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Casal sorrindo em foto vintage em preto e branco. Clássicos brasileiros remasterizados. “O que é isso, companheiro?” e outros clássicos brasileiros voltam ao cinema em versão remasterizada
Próximo Artigo Cena de filme com três homens sorrindo ao lado de uma bicicleta amarela Divulgada seleção de filmes do Festival Olhar do Norte 2025
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.