Após mais de 40 horas de combate, o Corpo de Bombeiros do Amazonas confirmou a extinção total do incêndio que atingiu duas fábricas no Distrito Industrial II, zona sul de Manaus. A operação de grande escala mobilizou mais de 200 agentes e 30 viaturas, com o objetivo de controlar o fogo e evitar a propagação das chamas para edificações vizinhas e uma área de vegetação próxima.
O incêndio teve início na terça-feira (5) e foi contido no final da tarde de quarta-feira (6). Os últimos focos foram eliminados durante a madrugada, e na manhã desta quinta-feira (7), o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilson Muniz, informou à imprensa que o incêndio está completamente extinto.
“Nós estamos agora com 100% do incêndio confinado, controlado e extinto. Então nós fizemos um trabalho que hoje já vai entrar na no segundo dia, fizemos um trabalho extremamente difícil, mas completamente exitoso”, disse.
LEIA TAMBÉM: Incêndio em fábricas no Distrito Industrial está confinado, diz Coronel dos Bombeiros
Segundo o comandante, o processo de combate envolveu ações específicas para evitar que explosões dentro das fábricas espalhassem fagulhas para a mata próxima, o que poderia agravar a situação. Além disso, a equipe atuou para proteger edificações vizinhas, algumas das quais tiveram vidraças danificadas pelo calor.
O trabalho agora segue com a fase de rescaldo e remoção de escombros. A previsão é que o local seja liberado ainda hoje para os responsáveis pelas fábricas. O Corpo de Bombeiros classifica este como o maior incêndio já registrado em Manaus, tanto pela duração quanto pela complexidade da operação.