A Receita Federal libera nesta sexta-feira (29/08) o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025, que inclui também restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2.917.617.001,41.
Os contribuintes podem consultar a disponibilidade da restituição no site “Meu Imposto de Renda”, que permite verificar a situação da declaração de forma simplificada ou completa por meio do extrato de processamento, disponível no e-CAC. Caso sejam identificadas pendências, é possível retificar a declaração e corrigir os dados.
LEIA TAMBÉM: Fábrica da GLA anuncia planos de dobrar produção e empregos em um ano em Manaus
A Receita Federal também oferece um aplicativo para tablets e smartphones, que permite acompanhar a liberação das restituições e consultar a situação cadastral do CPF.
O pagamento do Imposto de Renda é realizado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Em caso de dados bancários incorretos ou problemas na conta, a Receita disponibiliza o reagendamento do crédito pelo Banco do Brasil por até um ano, permitindo que o contribuinte corrija os dados. O procedimento pode ser feito pelo Portal BB ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve solicitá-lo pelo Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.