O municĂpio de Iranduba (distante 28 quilĂŽmetros de Manaus) na RegiĂŁo Metropolitana de Manaus, teve a situação de emergĂȘncia reconhecida pelo Governo Federal nesta sexta-feira (22), apĂłs ser atingido por enchentes. A medida foi publicada no DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo (DOU) pela Defesa Civil Nacional, ĂłrgĂŁo vinculado ao MinistĂ©rio da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Com o reconhecimento, a prefeitura de Iranduba passa a ter acesso a recursos da UniĂŁo para açÔes de resposta. O auxĂlio inclui a compra de cestas bĂĄsicas, kits de higiene e limpeza, ĂĄgua potĂĄvel, alĂ©m do custeio de equipes de apoio que atuam diretamente no atendimento Ă s famĂlias afetadas.
Iranduba estĂĄ entre dez municĂpios brasileiros que tiveram situação de emergĂȘncia reconhecida nesta semana. A lista tambĂ©m contempla cidades do Nordeste afetadas pela estiagem e seca, como na Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte, alĂ©m de municĂpios do Rio Grande do Sul atingidos por fortes chuvas.
LEIA TAMBĂM: Policial civil Ă© considerada foragida apĂłs suspeita de roubo no Amazonas
Para ter acesso ao auxĂlio, a prefeitura deve apresentar um plano de trabalho no Sistema Integrado de InformaçÔes sobre Desastres (S2iD). ApĂłs anĂĄlise da Defesa Civil Nacional, os valores aprovados sĂŁo liberados por portaria publicada no DOU. AlĂ©m do suporte financeiro, o MIDR oferece capacitação a distĂąncia para agentes municipais e estaduais, com foco na gestĂŁo de riscos e desastres.