Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) têm sido alvo de golpes envolvendo o procedimento de Prova de Vida. Criminosos se passam por servidores públicos para pedir dados pessoais, enviar mensagens com links falsos e até realizar visitas em domicílio, sempre com a ameaça de bloqueio do benefício.
Especialistas alertam que essas abordagens são falsas. A comprovação de vida, usada para garantir que o segurado continue recebendo de forma regular, hoje é feita de forma automática na maioria dos casos, sem necessidade de deslocamento.
LEIA TAMBÉM: Golpe do recadastramento mira aposentados da Amazonprev; Saiba como se proteger
O procedimento passou a ser validado a partir de cruzamento de dados do governo, como registros de vacinação, movimentações em serviços de saúde e acesso a aplicativos oficiais.
Quem não for validado automaticamente será avisado diretamente pelo banco responsável pelo pagamento da aposentadoria ou pensão. Nesses casos, a regularização pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo internet banking (quando disponível) ou presencialmente na agência bancária.
Como se proteger do golpe da Prova de Vida no INSS?
O segurado do INSS deve desconfiar de qualquer contato feito por telefone, mensagem ou visita presencial em nome da Prova de Vida. O procedimento é gratuito e não exige intermediários.
Em caso de dúvida, a orientação é consultar a situação pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.