As gĂȘmeas Eliza VitĂłria e Yasmin VitĂłria, que nasceram unidas pelo tĂłrax e abdĂŽmen, continuam o processo de recuperação em casa, em Manaus, apĂłs a cirurgia de separação realizada em GoiĂąnia. Nesta segunda-feira (11), elas receberam a primeira visita da equipe multiprofissional do programa Melhor Em Casa, coordenado pela Secretaria de Estado de SaĂșde do Amazonas (SES-AM).
O programa tem como objetivo oferecer atendimento domiciliar a pacientes com necessidade de cuidados continuados apĂłs alta hospitalar. As gĂȘmeas contarĂŁo com visitas regulares de profissionais de saĂșde, que tambĂ©m orientarĂŁo os familiares sobre os cuidados necessĂĄrios, como administração de medicamentos, realização de curativos e suplementação.
LEIA TAMBĂM: GĂȘmeas siamesas retornam ao Amazonas apĂłs cirurgia de separação em GoiĂĄs
Além do acompanhamento domiciliar, Eliza e Yasmin seguirão com atendimento ambulatorial especializado, incluindo cardiopediatria e outras especialidades médicas.
A cirurgia de separação foi realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de GoiĂĄs (Hecad), em 13 de maio, sob coordenação do cirurgiĂŁo-pediĂĄtrico Zacharias Calil. O procedimento incluiu a separação do fĂgado, que era compartilhado entre as irmĂŁs, e a reconstrução das estruturas abdominais.
As gĂȘmeas nasceram no dia 9 de abril deste ano na Maternidade Ana Braga, em Manaus. A transferĂȘncia para GoiĂąnia ocorreu em 24 de abril, por meio do Programa de Tratamento Fora de DomicĂlio (TFD), em UTI aĂ©rea disponibilizada pelo Governo do Amazonas. Elas receberam alta hospitalar no sĂĄbado (09).