A rede estadual de ensino do Amazonas será representada por 327 estudantes na segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), edição 2025-2026. A prova será realizada no dia 13 de setembro, em formato síncrono e presencial, reunindo jovens de diferentes regiões do país.
Os estudantes estão distribuídos em nove escolas da capital e disputarão uma vaga para a Escola de Linguística de Outono (ELO), que acontecerá entre fevereiro e abril de 2026, em etapas virtuais e com culminância em uma semana de atividades presenciais. A olimpíada busca estimular a reflexão sobre a diversidade linguística e cultural, além de fortalecer a formação em comunicação, cognição e estudos da linguagem.
LEIA TAMBÉM: Dante Castro representa o Amazonas na final do “Pequenos Gênios” neste domingo (24)
Entre as escolas classificadas, a que mais se destacou foi a Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. A unidade conseguiu levar 278 alunos para a segunda fase, sob coordenação da professora de Língua Portuguesa, Larissa Pollari. “A Olimpíada em si envolve lógica linguística. Não é que haja uma aula específica, mas as competências desenvolvidas em sala de aula, somadas à participação intensa, resultaram em um desempenho além do esperado”, explicou a docente.
Ao todo, o Amazonas classificou 465 alunos, considerando instituições estaduais, municipais, federais e particulares. Mais da metade dos classificados da rede estadual é da Maria Amélia do Espírito Santo, resultado que, segundo a diretora Elisangela Guedes, foi conquistado com organização e logística. Para a segunda fase, a escola planeja reforçar a preparação dos alunos.
Cronograma da OBL
A segunda fase consiste na resolução de problemas discursivos. As notas individuais serão divulgadas até 18 de novembro de 2025. Segundo o edital, apenas 60 estudantes de todo o Brasil serão selecionados para a 13ª ELO. A partir dela, será formada a delegação brasileira que representará o país na Olimpíada Internacional de Linguística 2026, na Romênia.
Escolas do Amazonas classificadas
- EE Vicente Telles – 7 alunos
- EE Tenente Coronel Cândido José Mariano – 12 alunos
- EE Sólon de Lucena – 1 aluno
- EETI Senador Petrônio Portella – 22 alunos
- EE Senador João Bosco – 1 aluno
- EE Professor Waldockle Fricke de Lyra – 4 alunos
- EE Maria Amélia do Espírito Santo – 278 alunos
- EE Homero de Miranda Leão – 1 aluno
- EE Coronel Pedro Câmara – 1 aluno
Com a classificação expressiva, as escolas da rede estadual reforçam a importância da preparação pedagógica e do incentivo à participação em competições educacionais que valorizam a diversidade cultural e linguística do país.