A dificuldade em contratar mão de obra qualificada é uma realidade para 96% das empresas do setor da construção civil no Brasil, segundo levantamento da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO). No Amazonas, a situação não é diferente, especialmente em áreas técnicas, como elétrica, hidráulica e marcenaria, aponta a Construtora Tec Obras.
Essas áreas estão entre as que mais exigem mão de obra especializada e, ao mesmo tempo, apresentam maior dificuldade de contratação. “O mercado precisa de pessoas qualificadas, com experiência comprovada em carteira, para atender à demanda crescente do setor”, explica a gerente de Recursos Humanos, Nathalia Lobão.
LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda paga R$ 2,9 bilhões em restituições
Além da busca por profissionais qualificados, o setor da construção civil também valoriza cada vez mais trabalhadores multifacetados. “Funcionários com múltiplas habilidades podem ser mais eficientes, versáteis e capazes de resolver problemas de forma mais eficaz, o que leva a uma maior produtividade e sucesso nos projetos”, acrescenta a gerente de RH da Tec Obras.
Para quem está começando na área, a orientação é investir em conhecimento técnico, mas também desenvolver competências comportamentais. “É essencial ter habilidades de comunicação, capacidade de resolução de problemas, mentalidade de aprendizado contínuo e, principalmente, seguir as normas de segurança do setor. A construção civil é feita em equipe, e saber trabalhar em conjunto faz toda a diferença”, reforça Nathalia Lobão.
Ela ressalta que a Tec Obras investe na qualificação dos seus colaboradores, com treinamentos internos sobre segurança, uso de equipamentos e boas práticas em construção civil. Apenas este ano, a Tec Obras já gerou 190 empregos diretos e indiretos.
“Temos profissionais que entraram na empresa desenvolvendo uma função e, depois, com os treinamentos e qualificação, alcançaram novas funções, foram promovidos. A construção civil dispõe de muitas oportunidades para quem tem vontade de crescer profissionalmente na área”, afirma.