O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (11/8) que irá convocar a companhia aérea Azul para explicar o elevado número de cancelamentos de voos que ligam municípios do interior.
A medida foi definida durante Audiência Pública realizada no Plenário Ruy Araújo, proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), que discutiu políticas voltadas à aviação regional. Segundo Adjuto Afonso, dados apontam que a taxa de cancelamentos ultrapassa 60%, índice considerado preocupante, principalmente porque a Azul recebe incentivos fiscais do Governo do Estado para operar essas rotas.
A legislação estadual, por meio da Lei nº 6.271, de 3 de julho de 2023, estabelece redução na base de cálculo do ICMS para querosene e gasolina de aviação, desde que as empresas cumpram pelo menos 70% das operações de transporte aéreo de passageiros dentro do Amazonas.
“Embora a Azul usufrua desse benefício para voos nacionais e internacionais, tem deixado de oferecer serviços regulares de táxi aéreo. Como presidente da Comissão de Transportes, vou exigir que a empresa explique os motivos desses cancelamentos nas rotas que atende no estado”, afirmou o parlamentar.
A companhia foi convidada para participar da audiência, mas não compareceu, o que gerou insatisfação entre os deputados. Além da convocação, Adjuto Afonso propôs a criação de uma malha aérea integrada no Amazonas, buscando reduzir custos para empresas de táxi aéreo e, consequentemente, o valor das passagens.
LEIA TAMBÉM: Aberta seleção para venda de produtos na feira gastronômica do #SouManaus 2025
De acordo com o deputado, a iniciativa permitiria criar conexões regionais, como rotas no rio Madeira ligando Novo Aripuanã, Manicoré e Borba. Ele destacou ainda que, atualmente, quem viaja de Manaus para Boca do Acre precisa passar por Rio Branco, e quem vai para Humaitá deve passar por Porto Velho.
A proposta tem como objetivo ampliar a conectividade entre cidades do interior e tornar o transporte aéreo mais acessível e eficiente para a população do estado. A reportagem procurou o deputado para saber como está o processo de convocação mas até o fechamento da reportagem ainda não houve resposta. O espaço segue em aberto. A reportagem também procurou a empresa por meio de sua assessoria e aguarda uma resposta.