Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Deputado do Amazonas convoca Azul para esclarecer cancelamentos e sugere integração da malha aérea no estado
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Deputado do Amazonas convoca Azul para esclarecer cancelamentos e sugere integração da malha aérea no estado
Política

Deputado do Amazonas convoca Azul para esclarecer cancelamentos e sugere integração da malha aérea no estado

Hector Muniz
Atualizado em 2025/08/13 at 3:09 PM
Hector Muniz 2 meses atrás
Compartilhe
Imagem colorida mostra avião da Azul linhas aéreas
Foto: Rafael Luiz Canossa/ Wikimedia Commons
Compartilhe

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Adjuto Afonso (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira (11/8) que irá convocar a companhia aérea Azul para explicar o elevado número de cancelamentos de voos que ligam municípios do interior.

A medida foi definida durante Audiência Pública realizada no Plenário Ruy Araújo, proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT), que discutiu políticas voltadas à aviação regional. Segundo Adjuto Afonso, dados apontam que a taxa de cancelamentos ultrapassa 60%, índice considerado preocupante, principalmente porque a Azul recebe incentivos fiscais do Governo do Estado para operar essas rotas.

A legislação estadual, por meio da Lei nº 6.271, de 3 de julho de 2023, estabelece redução na base de cálculo do ICMS para querosene e gasolina de aviação, desde que as empresas cumpram pelo menos 70% das operações de transporte aéreo de passageiros dentro do Amazonas.

“Embora a Azul usufrua desse benefício para voos nacionais e internacionais, tem deixado de oferecer serviços regulares de táxi aéreo. Como presidente da Comissão de Transportes, vou exigir que a empresa explique os motivos desses cancelamentos nas rotas que atende no estado”, afirmou o parlamentar.

A companhia foi convidada para participar da audiência, mas não compareceu, o que gerou insatisfação entre os deputados. Além da convocação, Adjuto Afonso propôs a criação de uma malha aérea integrada no Amazonas, buscando reduzir custos para empresas de táxi aéreo e, consequentemente, o valor das passagens.

LEIA TAMBÉM: Aberta seleção para venda de produtos na feira gastronômica do #SouManaus 2025

De acordo com o deputado, a iniciativa permitiria criar conexões regionais, como rotas no rio Madeira ligando Novo Aripuanã, Manicoré e Borba. Ele destacou ainda que, atualmente, quem viaja de Manaus para Boca do Acre precisa passar por Rio Branco, e quem vai para Humaitá deve passar por Porto Velho.

A proposta tem como objetivo ampliar a conectividade entre cidades do interior e tornar o transporte aéreo mais acessível e eficiente para a população do estado. A reportagem procurou o deputado para saber como está o processo de convocação mas até o fechamento da reportagem ainda não houve resposta. O espaço segue em aberto. A reportagem também procurou a empresa por meio de sua assessoria e aguarda uma resposta.

Leia também

Wilson Lima reforça protagonismo eleitoral com presidência da Federação Progressista

Modelo Zona Franca de Manaus volta a ser alvo do TCU

Asprom-Sindical cobra solidariedade de ‘vereador professor’

Suframa quer emendas para cadeias produtivas e logística

Damares Alves: ‘Houve violação de direitos humanos no sul do Amazonas’

Termos destaque
Hector Muniz 13/08/2025 13/08/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Hector Muniz
Hector Muniz é jornalista especializado na cobertura de notícias de política. Profissional com passagens pelo Jornal Amazonas Em Tempo, site Toda Hora e Amazon Sat.
Artigo anterior Comunidade em Novo Airão denuncia ONG por uso de imagens de ribeirinhos sem autorização
Próximo Artigo CPRM fachada Manaus Com salário de até R$ 10 mil, CPRM lança concurso público com vagas em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.