site da Delegacia Virtual da Mulher foi lançado nesta sexta-feira (8) como uma nova ferramenta para agilizar o acesso de mulheres em situação de violência a medidas protetivas de urgência e a conteúdos informativos sobre seus direitos. A plataforma, disponÃvel em www.policiacivil.am.gov.br/dvm, permite que vÃtimas solicitem proteção sem sair de casa, com o pedido sendo enviado diretamente ao Poder Judiciário.
O lançamento ocorreu na sede da Delegacia Geral, no bairro Dom Pedro, em Manaus, com a presença de autoridades estaduais, representantes da Assembleia Legislativa e entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres.
A Delegacia Virtual da Mulher reúne orientações sobre a Lei Maria da Penha, explicações sobre os tipos de violência doméstica e como identificar ciclos de agressão. Além disso, possibilita a solicitação on-line de medidas protetivas, dispensando o deslocamento a unidades presenciais e reduzindo barreiras como constrangimento ou dificuldades de locomoção.
LEIA TAMBÉM: Maria Clara & JP são atração infantil do SouManaus Passo a Paço 2025
O delegado-geral Bruno Fraga destacou que o uso de tecnologia representa um avanço no enfrentamento à violência doméstica, ampliando o alcance do atendimento e permitindo respostas mais rápidas. Já a delegada PatrÃcia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, ressaltou que o sistema faz parte do projeto Integração de Acolhimento e Resposta Ativa à Mulher em Risco (IARA), voltado a oferecer suporte inclusive a mulheres que vivem em áreas isoladas.
Segundo a Secretária Executiva Adjunta de PolÃticas para as Mulheres da Sejusc, Syrlan Picanço Ribeiro de Lima, a iniciativa reforça o compromisso do Estado em reduzir casos de violência e garantir proteção efetiva à s vÃtimas.
Representantes de movimentos sociais também participaram, como Socorro Gamenha, da Rede de Mulheres IndÃgenas MAKIRA ËTA, que enfatizou a importância da plataforma para comunidades distantes com acesso limitado a serviços presenciais.
A Delegacia Virtual da Mulher já está em funcionamento e aceita registros e solicitações de medidas protetivas 24 horas por dia, oferecendo um canal seguro e acessÃvel para que mulheres em todo o Amazonas busquem proteção e orientação.