O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) promove neste sábado (16/8), das 10 às 16h, a ação social de educação financeira “Saindo do Vermelho”. A programação é gratuita e voltada para todos os que se interessam por organização financeira, controle mensal de gastos, controle do orçamento doméstico e educação financeira de modo geral.
A atividade dá sequência à programação especial do Corecon AM/RR, em alusão ao mês do economista, celebrado em agosto. Na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22, acontecerá, também, XIII Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam), que é um dos mais importantes fóruns de debate sobre o desenvolvimento regional na Amazônia, reunindo economistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças institucionais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Nesta edição do Enam, o tema central é “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30. O evento terá como principal resultado a carta dos economistas da Amazônia que será levada à COP 30 pela presidenta do Corecon AM/RR, Michele Aracaty.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas para curso gratuito de educação financeira para MEIs
Dia do Economista
O Dia do Economista, celebrado em 13 de agosto, foi marcado, em Manaus, por uma solenidade em comemoração à data na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). O evento reuniu autoridades, profissionais, acadêmicos e estudantes para celebrar conquistas da categoria e reconhecer personalidades que se destacaram na promoção do desenvolvimento econômico regional e nacional.
Durante a programação, premiações acadêmicas e institucionais foram entregues, conforme a seguir:
O XVIII Prêmio Amazonas e Roraima de Monografia e TCCs destacou jovens talentos da ciência econômica. O 1º lugar foi concedido a Marcus Vinicius Ribeiro Frutuoso, com a monografia “A Produção da Atividade Pesqueira Extrativista do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2023”. O 2º lugar foi para Ana Paula Ferreira Marques, autora de “Sofisticação Produtiva e Desenvolvimento: o Alcance do Índice de Complexidade Econômica à Luz das Experiências Brasileira e Mexicana”. Ambos são recém-formados na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O “Projeto Memórias” homenageou economistas que contribuíram historicamente para o desenvolvimento regional: Nelson Azevedo dos Santos, Samuel Appenzeller, Martinho Luís Gonçalves de Azevedo e Sylvio Mario Puga Ferreira. Através de vídeos gravados pelo próprio Corecon AM/RR com os homenageados, memoráveis fatos e histórias foram exibidas aos participantes da solenidade realizada.
A homenagem “Lídia Loureiro da Cruz”, voltada a mulheres que marcaram a história do Corecon-AM/RR, reconheceu o trabalho feito pelas economistas e, de forma especial, prestou tributo à patrona da honraria, por meio de seu sobrinho, Daniel Rodrigo da Cruz. Esta foi a primeira edição do prêmio idealizado pelo economista Serafim Fernandes Corrêa. Lídia Loureiro da Cruz foi membro fundadora do Corecon AM/RR no ano de 1971 e foi a primeira mulher Presidenta deste órgão no ano de 1973.
Também foram reconhecidos como Personalidade Econômica de 2025 o Senador Eduardo Braga; Economista Destaque de 2025: a economista e professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleísa Elena Cabral Bessa;e o Economista do Ano de 2025: o economista e vereador José Ricardo Wendling.