A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está ampliando a cobertura vacinal contra o vírus do papiloma humano (HPV) no estado. A iniciativa tem como objetivo aumentar a adesão da população à vacina e ocorre por meio de ações educativas e intensificação da vacinação, principalmente em ambientes escolares.
Desde abril de 2024, o Amazonas passou a adotar o esquema de dose única da vacina contra HPV, conforme diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde. A imunização é voltada principalmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e coordenação da FVS-RCP, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica.
LEIA TAMBÉM: Vacina contra HPV: Conheça a importância do imunizante para meninas e meninos
A vacinação também é direcionada a outros grupos prioritários, como pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e brasileiros de até 19 anos. Em casos específicos, a vacina pode ser administrada até os 45 anos, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A aplicação da vacina nas escolas é realizada em parceria com as redes de ensino, com apoio de reuniões e ações de conscientização para pais e responsáveis. Cada município tem autonomia para definir as datas das campanhas locais de mobilização.
A FVS-RCP reforça que a população deve procurar as unidades de saúde com salas de vacinação para manter a caderneta atualizada e garantir a proteção contra doenças associadas ao HPV, como verrugas genitais e diferentes tipos de câncer.