O apagão elétrico que atingiu a capital amazonense nesta sexta-feira (15) causou um grande impacto no sistema de abastecimento de água, deixando várias áreas da cidade sem o serviço. A interrupção no fornecimento de energia afetou diretamente as estações de tratamento de água do Complexo da Ponta do Ismael, paralisando suas operações. A concessionária responsável pelo serviço, Águas de Manaus, aguarda o restabelecimento da energia por parte da concessionária elétrica para normalizar o abastecimento.
A falta de energia nas estações de tratamento impede a captação e o tratamento da água, essenciais para que ela chegue às torneiras dos consumidores. Como medida emergencial, a Águas de Manaus mobilizou equipes com caminhões-pipa para priorizar o abastecimento de locais considerados essenciais, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde, minimizando os efeitos da interrupção do serviço em áreas críticas.
LEIA TAMBÉM: Ingressos do segundo lote do #SouManaus 2025 já estão disponíveis
A situação do abastecimento de água permanece instável até que o problema elétrico seja completamente resolvido. A companhia orienta a população a economizar água e a utilizar o recurso apenas para atividades essenciais enquanto a normalização não ocorre. A empresa disponibilizou seus canais de atendimento para que a população possa relatar emergências e buscar informações sobre a situação do abastecimento em suas respectivas áreas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, oferecendo suporte por meio do telefone 0800-092-0195 (WhatsApp e SAC), do site oficial e do aplicativo Águas App.
A lista de bairros e conjuntos afetados pela falta de água inclui:
- Zonas Centro-Sul e Leste: Adrianópolis, Aleixo, Beco do Macedo, Betânia, Cachoeirinha, Centro, Chapada, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Educandos, Japiim, Morro da Liberdade, Nossa Senhora das Graças, Praça 14, Raiz, São Francisco, São Jorge, São Lázaro, Petrópolis, Ponta do Ismael, Armando Mendes, Coroado I e III, Tancredo Neves.
- Zona Norte: Aliança com Deus, Cidade de Deus, Colônia Santo Antônio, Francisca Mendes I e II, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Nova Esperança, Novo Israel, Santa Etelvina, Terra Nova, Viver Melhor.
- Zonas Oeste e Centro-Oeste: Compensa, Glória, Lírio do Vale, Nova Esperança, Redenção, Santo Agostinho, São Raimundo, Tarumã, Vila da Prata, Alvorada I, II e III, Dom Pedro I e II, Flores, Hileia, Nossa Senhora das Graças, Planalto, Santo Antônio, São Jorge, Vila da Prata, Vieiralves.
- Zonas Sul e Sudeste: Betânia, Colônia Oliveira Machado, Educandos, Japiim, Morro da Liberdade, Presidente Vargas, Raiz, Santa Luzia, São Francisco, São Sebastião.
- Diversos Conjuntos e Loteamentos: A lista completa inclui dezenas de áreas, como os conjuntos Ajuricaba, Alphaville, Francisca Mendes, Manoa, Mundo Novo, Ouro Verde, Renato Souza Pinto, Rio Maracanã, e os loteamentos Fortaleza, Raquel, e São Luiz, entre muitos outros.
A situação do abastecimento de água em Manaus segue sob acompanhamento da Águas de Manaus, que divulgará novas informações assim que houver previsão de normalização do serviço.