A Amazon ultrapassou R$ 15,2 milhões em investimentos no Amazonas ao longo da última década, segundo dados divulgados pela empresa nesta sexta-feira (01/08). A quantia equivale a mais de 100 mil passeios de barco pelo Encontro das Águas, símbolo turístico de Manaus. As ações no estado fazem parte de um plano mais amplo, que soma mais de R$ 55 bilhões investidos pela companhia em todo o Brasil no mesmo período.
Com cinco polos logísticos em operação no Amazonas, a empresa tem apostado em soluções tecnológicas para ampliar a capilaridade das entregas. Um dos principais avanços foi a inclusão das comunidades ribeirinhas de Manaus na malha logística da companhia. Sem endereços com geolocalização precisa, essas regiões passaram a ser atendidas por lanchas operadas por prestadores de serviço parceiros, que utilizam inteligência artificial para roteirização.
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima vistoria obras de pavimentação nos ramais da Cooperativa e do Pau Rosa
Além da logística, a Amazon disse que apoia iniciativas sociais nessas áreas. Entre as ações, está a construção de um poço artesiano para melhorar o acesso à água potável em uma das comunidades atendidas.
Em 2024, o Amazonas também registrou crescimento de 59% na base de vendedores locais cadastrados na plataforma, em comparação com o ano anterior. Atualmente, o estado conta com mais de 500 parceiros de venda ativos no site.
A empresa ainda aposta na ampliação do transporte aéreo. Neste ano, firmou parceria com a LATAM Cargo para acelerar entregas em onze estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em Manaus, o novo modelo reduziu o prazo de envio de pacotes para até dois dias.