Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo 47º Festival Folclórico acontece neste fim de semana, com disputa de quadrilhas e show de Afonso Cearense
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > 47º Festival Folclórico acontece neste fim de semana, com disputa de quadrilhas e show de Afonso Cearense
Cultura

47º Festival Folclórico acontece neste fim de semana, com disputa de quadrilhas e show de Afonso Cearense

Redação
Atualizado em 2025/08/05 at 7:23 PM
Redação 5 horas atrás
Compartilhe
Compartilhe

A cidade de Manicoré (a 333 quilômetros de Manaus) se prepara para sediar o 47º Festival Folclórico, maior manifestação cultural do sul do Amazonas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2025, no Parque de Exposições Domingos Galdino de Melo, reunindo sete tradicionais grupos folclóricos que enchem de cores, dança e tradição a arena da festa.

Promovido pela Prefeitura de Manicoré e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), o festival é um dos mais significativos marcos culturais, sociais e econômicos da Princesinha do Madeira, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Amazonas.

LEIA TAMBÉM: Capoeira Angola movimenta Manaus com aulas e rodas aberta ao público

“Por aproximadamente três meses, Manicoré se prepara para o evento, com a realização dos tradicionais forrós de rua e os ensaios nas quadras dos bairros, que se transformam em pontos de efervescência cultural, mobilizando a população e criando um verdadeiro clima de celebração. O Festival Folclórico de Manicoré é mais que uma festa. É um legado cultural, um símbolo de união e orgulho, e uma poderosa engrenagem de desenvolvimento para o município, o qual tem o total apoio do governo municipal, por meio do prefeito Lúcio Flávio, e com incentivo através de repasses”, destacou a secretária municipal de Cultura, Adrienne Cidade.

As agremiações que darão brilho ao festival representam a diversidade, a fé e o dinamismo cultural das comunidades manicoreenses. São elas: Os Granfinos na Roça (vermelho e branco), Os Caipiras na Roça (azul e branco), Juna de Auxiliadora (vermelho e amarelo), Unidos de Mazzarello (verde e rosa), Juventude Unida do Manicorezinho (azul e vermelho), Juventude na Roça de São Sebastião (verde e vermelho) e Explosão Junina (marrom, verde, rosa e branco).

A ordem das apresentações será definida por sorteio. Na primeira noite, se apresentam quatro grupos, e na segunda, os três restantes. Os horários seguirão o regulamento oficial do festival.

Entre as atrações do Festival de Manicoré, o destaque musical ficará por conta do cantor Afonso Cearense, que encerra a programação com um show voltado ao público forrozeiro, no dia 9 de agosto.

Afonso é conhecido por sua voz marcante e repertório animado, com influências do forró nordestino, do pé de serra e da vaquejada.

Com a carreira consolidada, Afonso Cearense já se apresentou em diversos municípios do interior do Estado e conquistou o público com sucessos autorais e versões populares de clássicos do gênero. 

Leia também

Espetáculo exalta cultura Tikuna com dança e linguagem sensorial no Teatro Amazonas

Mostra de Teatro terá show dos bumbás Caprichoso e Garantido na Ponta Negra

Capoeira Angola movimenta Manaus com aulas e rodas aberta ao público

Sesc abre inscrições para oficinas artísticas em Manaus; saiba como participar

Orquestra apresenta espetáculo “Da Bossa ao Samba” no Teatro da Instalação

Redação 05/08/2025 05/08/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Professora em reunião com alunos em sala de aula. Seduc divulga nova lista de professores convocados em processo seletivo no Amazonas
Próximo Artigo Ônibus verde 'Via Verde' com pessoas embarcando e desembarcando em uma rua movimentada para abordar sobre mudanças de linhas de ônibus Linhas de ônibus 461, 205 e 223 têm rotas alteradas em Manaus; Veja como fica
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.