A Picote Produções realiza o workshop “Efeitos especiais para filmes de terror de baixo orçamento” nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/07), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na avenida Sete de Setembro, 1546, no Centro de Manaus.
A iniciativa é uma contrapartida do projeto “Mata-Gato”, curta-metragem de André Cunha contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital nº 01/2023 de Fomento às Artes – categoria Audiovisual, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e executado pelo Governo do Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Palácio Rio Negro recebe exposição do fotógrafo Ismael Neves
“A oficina visa fomentar o cinema de gênero, estimulando cineastas a explorar o terror e a criar uma cadeia produtiva local, com foco em artistas plásticos especializados nesse tipo de produção”, afirma o diretor e roteirista André Cunha. “As atividades são destinadas para maiores de 18 anos, profissionais de direção de arte e entusiastas do gênero, além de artistas cênicos e visuais interessados em produzir efeitos especiais para filmes de terror e suspense”.
Na sexta-feira, a programação acontece das 14h às 16h, com o tema “Stop-Motion: a Arte em Movimento”, com Villy Gouveia, que assina a direção de arte, maquiagem e efeitos especiais do filme “Mata-Gato”, e Bruno Fabian, animador da obra audiovisual lançada neste mês.
No sábado, das 9h às 11h, a equipe técnica da produção vai falar sobre direção de arte e processo criativo, com Villy Gouveia, Afrânio Pires, cenógrafo e concept art, e Daniele Coimbra, responsável pelo figurino, maquiagem e efeitos especiais.
“Eles dão vida aos personagens do filme e a oficina criativa vem com a proposta de expandir os horizontes e promover a produção cinematográfica de terror em nossa cidade”, comenta André Cunha.