AĀ Secretaria Municipal de SaĆŗde (Semsa) informou, neste sĆ”bado (26/07), que vai suspender a distribuição gratuita de Dipirona 500 mg na forma de comprimido nas Unidades BĆ”sicas de SaĆŗde (UBS). A medida foi adotada após a identificação de que o lote adquirido, via processo licitatório, apresentou caracterĆsticas fora dos padrƵes de qualidade exigidos.Ā
“Imediatamente, após identificação do problema, a Semsa iniciou a adoção de medidas emergenciais para solução e restabelecimento, com a maior brevidade possĆvel, do fornecimento do medicamento em questĆ£o, na rede municipal de saĆŗde”, disse a pasta em nota.
LEIA TAMBĆM: FeirĆ£o Amazonas Meu Lar tem mais de 2,6 mil apartamentos
A Semsa nĆ£o informou o nome da empresa que forneceu a Dipirona que estĆ” fora dos padrƵes, mas disse que fez a notificação e que o setor jurĆdico da pasta estĆ” conduzindo os trĆ¢mites legais cabĆveis, em conformidade com as normas dos órgĆ£os de controle e vigilĆ¢ncia.
A Semsa reforƧou que, enquanto a Dipirona estiver suspensa nas Unidades BĆ”sicas de SaĆŗde de Manaus, outros remĆ©dios similares deverĆ£o ser entregues. “Os profissionais de saĆŗde da rede municipal foram orientados a prescrever, quando necessĆ”rio, medicamentos alternativos para dor e febre, jĆ” disponĆveis em estoque, garantindo a continuidade da assistĆŖncia Ć população”, explicou em nota.