A cidade de Manaus se prepara para viver uma das maiores celebrações culturais do Brasil. Entre os dias 5 e 7 de setembro, o Centro Histórico da capital amazonense será o coração pulsante do #SouManaus Passo a Paço 2025, festival que celebra seus 10 anos de história consolidado como o maior evento gratuito de artes integradas do país.
Com 17 palcos espalhados por ruas, praças e espaços culturais — incluindo seis principais (Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Espaço Cultura Urbana e Espaço Moda) — o festival promete uma experiência intensa e plural que mistura música, artes visuais, gastronomia, moda, dança e manifestações populares.
LEIA TAMBÉM: Falta de energia afetará bairro Chapada e zona rural de Manaus nesta quinta-feira
A programação inclui 19 atrações nacionais, das quais 17 já foram anunciadas durante o lançamento oficial do evento, realizado nesta quarta-feira (9/7). A cada dia, artistas de diferentes estilos tomam os palcos, garantindo diversidade musical e inclusão de públicos variados.
Programação nacional confirmada:
- Dia 5 de setembro:
No palco Alfândega, os artistas gospel Alessandro Campos e Fernandinho abrem o festival. Já no palco Malcher, o público poderá curtir os shows de Joelma, Simone Mendes e a dupla Bruno & Marrone. - Dia 6 de setembro:
O rap e o hip hop ganham espaço no palco Alfândega com BK, Xamã e Poesia Acústica. No palco Malcher, o forró e o axé dominam com Calcinha Preta, Pablo do Arrocha e Ivete Sangalo. - Dia 7 de setembro:
Encerrando o festival, o palco Alfândega recebe o rock nacional de Paralamas do Sucesso e o funk de MC Livinho. No palco Malcher, a mistura de ritmos continua com Gusttavo Lima, o duo de música eletrônica Dubdogz, a estrela pop Ludmilla e o forrozeiro Xand Avião.
Valorização da cultura local
Além dos grandes nomes nacionais, o festival terá a participação de mais de 2 mil artistas regionais, com apresentações nos demais palcos e espaços do evento. A proposta é reforçar o protagonismo da cultura amazônica e a valorização da identidade manauara, criando um ambiente onde o tradicional e o contemporâneo se encontram.
Mais que um festival, um movimento cultural
A programação vai além dos shows. Serão realizadas oficinas formativas em moda, gastronomia e produção cultural, com profissionais renomados como Maurício Duarte, Marcelo Flores e o chef francês Barsolea, em parceria com o Sebrae. Também está prevista uma grande feira de economia criativa com artesanato, gastronomia, dança, circo e outras expressões culturais.
A retirada de ingressos para o evento será feita por meio da troca de alimentos não perecíveis. Os detalhes estarão disponíveis em breve no site oficial do festival.
Infraestrutura e segurança
O perímetro do festival ocupará uma área de 63 mil metros quadrados, com reforço na segurança — incluindo câmeras de reconhecimento facial operadas pela Guarda Municipal —, acessibilidade, ações sustentáveis e estrutura para comercialização de alimentos e artesanato.