A partir desta segunda-feira, 14 de julho, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher passam a funcionar em novos endereços em Manaus, abrangendo as zonas Norte, Oeste, Sul, Leste e a área rural da capital. Os serviços ofertados são voltados exclusivamente para o público feminino, com foco na prevenção, diagnóstico e cuidado com a saúde da mulher.
Essas estruturas itinerantes oferecem uma série de procedimentos essenciais, como o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) e a mamografia. Esses exames são fundamentais para a detecção precoce de alterações que podem indicar o desenvolvimento de câncer no colo uterino ou nas mamas, aumentando as chances de tratamento eficaz e menos invasivo.
LEIA TAMBÉM: Homem leva tiro no rosto enquanto dirigia na zona norte de Manaus
Além dos exames preventivos, as unidades móveis disponibilizam consultas médicas e de enfermagem, testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações sobre planejamento reprodutivo, ultrassonografias, dispensação de medicamentos, entre outros serviços.
Na zona Norte, os atendimentos ocorrem de 14 a 25 de julho, na Escola Estadual Homero de Miranda Leão, localizada na rua Professor Manoel Belém, s/nº, no bairro Cidade Nova. Já na zona Oeste, o serviço está disponível na rua das Cacimbas, s/nº, no bairro São Raimundo, também entre os dias 14 e 25 de julho.
Na zona Leste, os atendimentos seguem até o dia 18 de julho na rua Coreia do Norte, s/nº, bairro Mauazinho. Na zona Sul, as ações acontecem de 14 de julho a 1º de agosto, na praça do conjunto Jardim Paulista, travessa Céu Azul, nº 22, bairro Aleixo. Por fim, na zona rural, os serviços estão disponíveis na BR-174, quilômetro 4, comunidade São João, no comercial Butekão, entre os dias 14 e 25 de julho.
A ação amplia o acesso à saúde da mulher em diferentes regiões da cidade, especialmente nas áreas com menor cobertura de serviços fixos.