Manaus iniciou uma nova fase na fiscalização de trânsito com a ativação de 20 novos radares eletrônicos, dos quais cinco terão regras específicas para aplicação de multas por avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres. De acordo com a Portaria nº 161/2025, publicada no Diário Oficial do Município no último dia 1º, essas infrações só serão penalizadas entre 6h e 22h nesses cinco pontos da capital amazonense.
A decisão foi tomada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que considera o baixo fluxo de pedestres durante a madrugada. Assim, entre 22h01 e 5h59, os radares permanecerão em funcionamento apenas para monitoramento, sem emissão automática de multas por esses tipos de infrações. No entanto, motoristas flagrados por agentes de trânsito durante esse período ainda podem ser autuados.
LEIA TAMBÉM: Multas por radares em Manaus começam em 1º de julho; saiba quanto você pode pagar
A fiscalização do limite de velocidade, no entanto, continua ativa 24 horas por dia e resultará em multas a qualquer momento.
Os locais onde a nova medida está em vigor são: Av. Codajás com Av. Marquês da Silveira, nos sentidos leste e oeste (Petrópolis); Av. Paraíba com Av. André Araújo, sentido norte (Adrianópolis); Av. André Araújo com Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho, sentido leste (Adrianópolis); Av. Jornalista Umberto Calderaro Filho com Rua Belo Horizonte, sentido norte (Adrianópolis).
Segundo o IMMU, essa iniciativa faz parte de um pacote para ampliar a segurança viária na capital, especialmente em horários de maior circulação de veículos e pedestres. Novas localizações com esse mesmo tipo de fiscalização poderão ser implantadas no futuro, com aviso prévio à população.