Um professor de ensino religioso, de 44 anos, foi preso na última terça-feira (8), no município de Maraã, interior do Amazonas, acusado de crimes sexuais contra quatro alunas adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos. A prisão foi realizada no bairro Odorico Bezerra, após mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
Segundo informações da Polícia Civil, por meio da 60ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), os crimes chegaram ao conhecimento das autoridades após denúncia das vítimas ao Conselho Tutelar, que encaminhou os casos à delegacia. De acordo com o delegado Rodrigo Beraldo, o professor aproveitava momentos em que estava sozinho com as alunas dentro do ambiente escolar para cometer os abusos.
A vítima de 13 anos, que sofreu estupro de vulnerável, relatou em escuta especializada que, em diversas ocasiões durante o ano letivo, o professor se aproximava de sua carteira e passava as mãos em seu corpo, sempre em momentos de ausência dos demais alunos. Já as vítimas de assédio e importunação sexual contaram que o professor fazia perguntas invasivas, oferecia caronas e as abordava com propostas de relacionamento.
LEIA TAMBÉM: Câmera flagra açougueiro furtando carnes de supermercado em Manaus; ele foi preso
“Ele perguntava se elas eram virgens, fazia elogios constrangedores e chegou até a escrever no caderno de uma das estudantes que ela era a mais atraente da escola”, afirmou o delegado.
Após reunir os depoimentos e outras provas, a polícia solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi cumprida em sua residência. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
A Secretaria de Educação e Desporto Escolar informou que o servidor foi afastado de suas funções de forma cautelar, assim que as denúncias chegaram ao conhecimento da pasta. Também foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), e o professor responderá perante a Comissão de Ética de Regime Disciplinar do Magistério (CRDM).
O caso segue sob investigação, e o acusado responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, assédio sexual e importunação sexual.