A ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB), por meio da Universidade da ForƧa AĆ©rea (UNIFA), estĆ” com inscriƧƵes abertas atĆ© o dia 11 de julho de 2025 para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em CiĆŖncias Aeroespaciais (PPGCA), destinado Ć formação de turmas para o ano de 2026. O processo seletivo contempla 25 vagas para o curso de Mestrado Profissional e 10 vagas para o Doutorado Profissional, com inĆcio das aulas previsto para 9 de marƧo de 2026.
O programa Ć© voltado a oficiais das ForƧas Armadas e a candidatos civis ā brasileiros ou estrangeiros ā que possuam diploma de graduação (para o Mestrado) ou de Mestrado (para o Doutorado), em qualquer Ć”rea do conhecimento. A Proposta Preliminar de Pesquisa apresentada pelos candidatos deve estar alinhada Ć s linhas de pesquisa e aos interesses estratĆ©gicos do Comando da AeronĆ”utica (COMAER).
LEIA TAMBĆM: INPA abre seleção com 9 vagas e bolsas de atĆ© R$ 5,2 mil em Manaus
A Ć”rea de concentração do programa Ć© āPoder Aeroespacial e Pensamento PolĆtico-EstratĆ©gico ContemporĆ¢neoā, com duas linhas de pesquisa principais: “Poder Aeroespacial Brasileiro, SeguranƧa e Defesa” e “Relação entre Estados, Pensamento EstratĆ©gico ContemporĆ¢neo e Poder Aeroespacial”. A formação acadĆŖmica tem duração de 12 a 24 meses para o Mestrado e de 24 a 48 meses para o Doutorado.
O processo seletivo inclui quatro etapas: anĆ”lise documental, avaliação curricular, entrevista e prova de lĆngua inglesa. Candidatos que apresentarem certificados de proficiĆŖncia reconhecidos poderĆ£o ser dispensados da prova. As entrevistas e parte das etapas serĆ£o realizadas de forma telepresencial, enquanto a prova de inglĆŖs ocorrerĆ” presencialmente na UNIFA.
As inscriƧƵes devem ser feitas exclusivamente online, por meio de formulĆ”rio eletrĆ“nico disponĆvel no site oficial do programa: www.fab.mil.br/unifa/ppgca. O edital completo com todos os critĆ©rios de participação, cronograma e documentos exigidos tambĆ©m estĆ” disponĆvel na mesma pĆ”gina.
O PPGCA tem como objetivo qualificar profissionais para atuação estratégica no contexto do Poder Aeroespacial, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à Defesa Nacional e à soberania brasileira. CONFIRA O EDITAL!