A PolÃcia Militar do Amazonas deve indiciar quatro policiais suspeitos de estuprar uma mulher indÃgena da etnia Kokama, de 29 anos, dentro da delegacia de Santo Antônio do Içá, no interior do estado. Os abusos teriam ocorrido sistematicamente durante nove meses, entre novembro de 2022 e agosto de 2023.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado para apurar a conduta dos militares está em fase de conclusão. A PM afirma que há provas suficientes que apontam para a veracidade dos relatos feitos pela vÃtima. Além do indiciamento, os agentes também respondem a um processo administrativo disciplinar que pode resultar na expulsão dos envolvidos da corporação.
LEIA TAMBÉM: Funai pede afastamento de policiais após denúncia de abuso contra indÃgena no AM
A vÃtima foi presa em novembro de 2022, após ser condenada por um homicÃdio ocorrido em 2018, em Manaus. No momento da prisão, ela estava no perÃodo de resguardo, cuidando de um bebê de apenas 21 dias.
Segundo a denúncia, ao ser levada à delegacia de Santo Antônio do Içá, a mulher foi colocada em uma cela com homens e passou a ser violentada sexualmente por quatro policiais militares e um guarda municipal. Os abusos teriam ocorrido diariamente, inclusive com o bebê ao lado da vÃtima. Ela também relatou ter sofrido agressões fÃsicas e verbais.
A transferência da mulher para um presÃdio em Manaus, em agosto de 2023, interrompeu os abusos. O caso tem gerado forte comoção e indignação, principalmente entre lideranças indÃgenas e defensores dos direitos humanos, que cobram punição exemplar aos responsáveis e mudanças urgentes no tratamento de mulheres, especialmente indÃgenas, sob custódia do Estado.