Em um procedimento inédito e de alta complexidade, médicos especialistas da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), removeram um tumor de mais de dois quilos da mandíbula de uma mulher de 33 anos. A cirurgia, que durou cerca de dez horas, foi concluída na madrugada de quinta-feira (03/07).
O tumor, diagnosticado como um ameloblastoma agressivo, comprometia aproximadamente 50% da mandíbula esquerda da paciente, provocando deformidade facial severa, além de grandes dificuldades para se alimentar e se comunicar. Natural do estado do Pará, a paciente convivia com o problema há oito anos e chegou a perder 30 quilos nos últimos meses.
Segundo o diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, a paciente procurou atendimento na unidade há seis meses, ao tomar conhecimento da atuação do hospital em casos de alta complexidade. “Estamos felizes em poder devolver qualidade de vida à paciente. Este procedimento evidencia não apenas a gravidade do caso, mas também o comprometimento e a competência técnica da nossa equipe. O Governo do Amazonas, por meio da SES, não tem medido esforços para oferecer o melhor atendimento a quem mais precisa”, destacou o diretor.
A cirurgia mobilizou médicos altamente especializados das áreas de bucomaxilofacial, microcirurgia de cabeça e pescoço, além de cirurgia plástica. De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Flávio Fayad, o planejamento do procedimento envolveu exames detalhados e discussões clínicas ao longo dos últimos meses. “Foi uma cirurgia complexa, mas conduzida com precisão. Realizamos a ressecção completa do tumor, instalamos uma placa de reconstrução mandibular e, por fim, fizemos um enxerto de fíbula vascularizada, técnica que utiliza parte do osso da perna para reconstruir a mandíbula”, explicou.
Segundo Fayad, após a recuperação inicial, a paciente deverá receber um implante na região operada dentro de aproximadamente seis meses. A intervenção permitirá a reabilitação das funções mastigatórias e da fala, além de uma importante recuperação estética.