Uma operação realizada na quarta-feira (23), no municĆpio de JutaĆ, distante cerca de 750 quilĆ“metros de Manaus, resultou na prisĆ£o de uma mulher de 22 anos e na apreensĆ£o de um arsenal de armas de fogo e entorpecentes. A ação ocorreu após denĆŗncias anĆ“nimas encaminhadas Ć 56ĀŖ Delegacia Interativa de PolĆcia (DIP) do municĆpio, que jĆ” vinha monitorando a residĆŖncia da suspeita.
De acordo com informaƧƵes repassadas pela equipe da unidade policial, o imóvel da jovem jĆ” era alvo de investigaƧƵes anteriores. Com a nova denĆŗncia e os indĆcios acumulados, os agentes se dirigiram ao endereƧo indicado e, mediante autorização da própria moradora, entraram no local, onde realizaram uma varredura.
Durante as buscas, foram encontrados um fuzil T4 calibre 5.56 milĆmetros, uma submetralhadora calibre .40, trĆŖs espingardas calibre 12, aproximadamente oito quilos de maconha do tipo skunk e cerca de 300 muniƧƵes de diversos calibres compatĆveis com o armamento. A suspeita foi detida em flagrante e levada Ć unidade policial para os procedimentos legais.
A prisĆ£o e apreensĆ£o chamam a atenção para a presenƧa de armamentos de uso restrito e drogas em uma Ć”rea interiorana do estado, como Ć© o caso de JutaĆ. Com cerca de 13 mil habitantes, o municĆpio Ć© localizado em uma regiĆ£o de difĆcil acesso, Ć s margens do rio SolimƵes, o que pode contribuir para a atuação de organizaƧƵes criminosas que se valem da geografia isolada.
LEIA TAMBĆM: MP descarta fraude nas eleiƧƵes em JutaĆ
Segundo as autoridades locais, a atuação investigativa permitiu que as evidências fossem reunidas e possibilitou o desfecho da ocorrência. As denúncias anÓnimas continuam sendo consideradas fundamentais no apoio ao trabalho de investigação.
A mulher foi autuada por trĆ”fico de drogas e posse ou porte de arma de fogo de uso restrito. Ela deverĆ” passar por audiĆŖncia de custódia e permanecerĆ” Ć disposição da JustiƧa. O caso segue em andamento no municĆpio de JutaĆ.