Uma mulher identificada por Queila de Souza Duarte, de 34 anos, foi detida em flagrante nesta terça-feira (1º) por uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato, no município de Manacapuru (a 68 km de Manaus). A prisão foi efetuada por agentes da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) local, no bairro Terra Preta.
Segundo o delegado John Castilho, as investigações começaram após uma denúncia de que uma mulher teria apresentado documentos suspeitos em uma unidade de atendimento ao público no município. Ao investigar o caso, os policiais civis encaminharam o documento apresentado para perícia, que confirmou, por meio das impressões digitais, que Queila usava uma identidade falsa.
LEIA TAMBÉM: Mulher é presa por estuprar o próprio filho de 5 anos no Amazonas
Durante a abordagem, foram encontrados com a suspeita diversos documentos tanto em seu nome verdadeiro quanto no nome falso, incluindo identidade, carteira de trabalho, cartões bancários, cartões de benefícios sociais e título de eleitor.
Em depoimento, Queila confessou que utilizava os documentos falsos desde 2011 e que o fez para tentar burlar o sistema de distribuição de benefícios do Governo Federal. Ela alegou que, ao tentar se cadastrar com sua identidade verdadeira, teve o pedido negado por já ser beneficiária de outro programa assistencial.
Após a prisão, Queila foi encaminhada à delegacia e permanece à disposição da Justiça. Ela deverá responder pelos crimes de uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato.
A Polícia Civil reforça a importância de denúncias anônimas para combater fraudes e proteger os recursos públicos destinados a quem realmente necessita.