No Ășltimo sĂĄbado (12), o MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou uma operação de fiscalização ambiental no municĂpio de ManicorĂ©, em parceria com a PolĂcia Militar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semades). A ação faz parte do projeto âCombate ao Desmatamento e IncĂȘndios Florestaisâ, coordenado pelo promotor de Justiça VenĂąncio AntĂŽnio Castilhos de Freitas Terra, titular da comarca local.
Durante a ronda, realizada com apoio de brigadistas municipais, foi identificado um foco de incĂȘndio criminoso em uma ĂĄrea desmatada prĂłxima Ă zona urbana. Dois suspeitos foram autuados em flagrante com base na Lei dos Crimes Ambientais e encaminhados Ă delegacia.
LEIA TAMBĂM: MPAM investiga suspeita de cartel entre postos de combustĂveis em Manaus
AlĂ©m da repressĂŁo aos crimes ambientais, a iniciativa teve carĂĄter educativo, com o objetivo de conscientizar a população sobre os danos causados pelos desmatamentos e queimadas ilegais. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ManicorĂ© lidera atualmente o nĂșmero de focos de incĂȘndio em todo o estado do Amazonas.
âSomente indo a campo Ă© que poderemos conscientizar a população acerca da gravidade dos crimes ambientais e tentar alterar o crescente quadro de desmatamentos na Floresta AmazĂŽnicaâ, destacou o promotor VenĂąncio Terra. Ele tambĂ©m reforçou a importĂąncia da atuação integrada entre os ĂłrgĂŁos envolvidos para o sucesso da operação.