A Marinha do Brasil iniciarĆ”, entre os dias 14 e 22 de julho, uma operação especial de fiscalização no Rio Madeira. Denominada “Ordem nos Rios”, a ação serĆ” coordenada pela Capitania Fluvial da AmazĆ“nia Ocidental (CFAOC) e pela Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), com inspeƧƵes navais reforƧadas em pontos estratĆ©gicos próximos aos municĆpios de Borba (AM), HumaitĆ” (AM) e Porto Velho (RO).
A intensificação das inspeções é uma resposta direta a recentes acidentes envolvendo comboios fluviais na região, que acenderam um sinal de alerta sobre as condições de segurança na navegação. A Marinha jÔ vinha realizando reuniões com a comunidade ribeirinha e adotando novas medidas regulatórias para tornar a navegação no Madeira mais segura e adequada à realidade local.
LEIA TAMBĆM: Marinha do Brasil inicia fiscalização de embarcaƧƵes com destino a Parintins
Durante as abordagens, os agentes da Marinha irĆ£o verificar uma sĆ©rie de itens obrigatórios nas embarcaƧƵes, como a sinalização e posicionamento correto dos coletes salva-vidas, validade de equipamentos de salvatagem, saĆdas de emergĆŖncia, documentação da embarcação e habilitação dos condutores. TambĆ©m serĆ” avaliada a lotação das embarcaƧƵes e suas condiƧƵes de navegabilidade.
A operação também terÔ carÔter educativo, com foco na conscientização dos navegadores sobre boas prÔticas, especialmente em embarcações de transporte de passageiros, cargas e lazer. A recomendação da Marinha é que todas as embarcações designem uma vigia extra para auxiliar o piloto na identificação de obstÔculos como troncos submersos, bastante comuns no trecho.