Em uma ação coordenada para combater os chamados “rolezinhos”, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu 55 motocicletas entre a noite de quarta-feira (16) e a madrugada desta quinta-feira (17). A “Operação Anti-Rolezinho”, realizada nas zonas Norte e Oeste da capital amazonense, também resultou em cerca de 200 infrações de trânsito registradas.
A operação teve início por volta das 23h e contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o objetivo da ação é “restabelecer a segurança viária” e “proporcionar tranquilidade à população”. Fernandes chamou atenção para os perigos causados pelos rolezinhos, que frequentemente envolvem condutores sem capacete, veículos sem identificação ou com placas cobertas, além de práticas perigosas como corridas ilegais e uso de descargas barulhentas. “Nossa missão é salvar vidas e também levar sossego para aqueles que precisam”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Cursos gratuitos do Detran-AM abrem 300 vagas em Itapiranga e São Sebastião do Uatumã
As fiscalizações se concentraram em vias movimentadas das zonas Norte e Oeste. Na Zona Norte, foram abordadas as avenidas Tenente Roxana Bonessi, Max Teixeira, Noel Nutels, José Henrique Bentes Rodrigues, Margarita e Governador José Lindoso. Já na Zona Oeste, a atuação se deu nas avenidas Pedro Teixeira, Coronel Teixeira, Avenida do Futuro, Avenida do Turismo e Desembargador João Machado.
A operação será intensificada nos próximos dias, segundo o Detran-AM, com foco na prevenção de acidentes e na preservação da ordem pública.