Com o início da temporada de pesca esportiva no Amazonas, que ocorre entre os meses de agosto e dezembro, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) emitiu um alerta a pescadores, operadores de barcos-hotéis e empreendimentos turísticos quanto à necessidade de regularização para atuação legal na atividade. A pesca esportiva é um dos principais atrativos do estado durante o período de vazante dos rios e deve movimentar cerca de R$ 500 milhões na economia local, segundo estimativas do instituto.
LEIA TAMBÉM: Mutirões oferecem crédito rural para pescadores do Amazonas; Confira onde vai acontecer
A atividade atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros em busca de espécies como o tucunaré e grandes bagres amazônicos, famosos pela força e desafio que representam aos praticantes da pesca esportiva. No entanto, o Ipaam ressalta que a prática deve respeitar critérios técnicos e ambientais, incluindo o uso de equipamentos adequados, obediência ao período de defeso e limites de captura.
“O licenciamento garante o equilíbrio ecológico e o fortalecimento do turismo responsável”, afirmou Gustavo Picanço, presidente do Ipaam. Para atuar na atividade, é necessário obter o Certificado de Registro de Pesca no site do instituto e seguir todas as exigências legais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 8441-8303, WhatsApp de denúncias (92) 98557-9454, ou pelo site www.ipaam.am.gov.br.