Rejane de Oliveira Marinho, de 52 anos, foi presa nesta quarta-feira (9) por integrar um grupo criminoso especializado em aplicar golpes contra idosos no estado do Amazonas. A prisão foi realizada pela Polícia Civil, por meio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba.
Segundo o delegado Raul Augusto Neto, titular da unidade, o grupo criminoso direcionava suas ações especificamente a pessoas idosas, consideradas mais vulneráveis. Os golpes eram aplicados por meio de anúncios enganosos, nos quais prometiam facilidades e altos lucros em negócios envolvendo terrenos, locações, arrendamentos e vendas de propriedades rurais.
LEIA TAMBÉM: “Sombra” é preso em Manaus por golpes contra professores da rede pública
“A estratégia consistia em atrair as vítimas, geralmente idosos, oferecendo vantagens e lucros com os supostos negócios. Com os dados obtidos, os criminosos chegavam a realizar empréstimos em nome das vítimas e, em alguns casos, revendiam bens que haviam adquirido por meio de arrendamento ou locação”, detalhou o delegado.
Rejane exercia o papel de contadora do grupo, sendo responsável por elaborar documentos falsos, como recibos e contratos. Seu celular foi apreendido e está sob análise judicial, podendo revelar novas provas e outras vítimas.
Além de Rejane, Analu Filardi Rodrigues também foi presa. O terceiro integrante, Marcelo Ferreira Rodrigues, segue foragido. Rejane responderá pelos crimes de associação criminosa, estelionato e estelionato contra idoso, e permanecerá à disposição da Justiça após a audiência de custódia.