Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até as 23h59 do dia 18 de julho, horário de Brasília. O processo é gratuito, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 9.
Desde 2001, o Fies tem como objetivo financiar cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), promovendo maior inclusão educacional. Este ano, o programa oferece um total de 112.168 vagas, divididas entre 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 para o segundo.
LEIA TAMBÉM: Novo FIES: Últimos dias para estudantes pedirem ajustes nos contratos
Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e sem nota zero na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025) e não ter participado do Enem como treineiro.
O edital reserva 50% das vagas para o Fies Social, modalidade lançada em 2024. Para essa categoria, os candidatos precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). Além disso, há cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Essa modalidade pode financiar até 100% dos custos educacionais.
A seleção será feita por ordem decrescente das notas do Enem, considerando prioridade para quem ainda não concluiu o ensino superior ou nunca foi beneficiado pelo Fies. Candidatos com financiamentos pendentes ou em uso não podem participar.
O resultado da chamada única sai em 29 de julho, com prazo para comprovação de documentos entre 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera, que terá pré-seleção de 5 de agosto a 19 de setembro.
O MEC alerta que os candidatos devem ficar atentos aos prazos para garantir suas vagas.