As equipes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registraram 109 casos de embriaguez ao volante durante operação deflagrada entre a noite de sexta-feira (25/07) e domingo (27/07), em seis zonas de Manaus e na rodovia AM-070. Do total, 64 condutores testaram positivo para alcoolemia e 45 se recusaram a fazer o exame.
Na sexta-feira (25/07), a operação Lei Seca foi realizada na zona leste com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 9° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), e nas zonas centro-sul e centro-oeste. No sábado (26/07), as zonas sul, leste e norte foram alvo da operação. E no domingo (27/07), a ação ocorreu na zona oeste e na rodovia AM-070 (Manoel Urbano).
LEIA TAMBÉM: Dois novos casos são divulgados pela Polícia em Manaus
Ao todo, 498 autuações foram registradas pela operação. Foram flagrados 121 motociclistas sem uso de capacete de segurança, 36 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 40 veículos sem equipamentos obrigatórios.
Além disso, outras infrações que oferecem riscos ao trânsito também foram registradas, como: dez motoristas trafegando na contramão, oito dirigindo ameaçando outros veículos, e oito trafegando sem placa de identificação.
A equipe de Fiscalização do Detran-AM reforça que a embriaguez ao volante reduz drasticamente os reflexos e a capacidade de decisão dos condutores, aumentando o risco de colisões e sinistros no trânsito. A falta dos equipamentos de segurança e o desrespeito às regras de trânsito também aumentam as chances de acidentes com vítimas graves.
“O crescimento das internações por acidentes de trânsito nos hospitais públicos evidencia o reflexo direto das condutas conscientes e imprudentes de motoristas que insistem em desrespeitar as normas”, destaca o coordenador-geral da Fiscalização de Trânsito do Detran-AM, Arthur Cruz.