A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, nesta sexta-feira (25/07), o evento em celebração ao pesquisador cientÃfico e à ciência, no qual anunciou o lançamento do Perfil da Pós-graduação Stricto Sensu do Estado do Amazonas 2017/2024 e de oito novos editais referentes ao segundo semestre de 2025, dos quais seis são inéditos. O investimento total é de R$ 11,5 milhões, com recursos oriundos do tesouro estadual, para apoiar 120 projetos de pesquisa.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a importância da integração entre ciência e mercado durante o evento que, pela primeira vez, aconteceu no “coração da indústria”. Ela também enfatizou os avanços no setor, ressaltando os impactos significativos para o desenvolvimento do estado, frutos dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), sob a gestão do Governador Wilson Lima.
LEIA TAMBÉM: WhatsApp para de funcionar em iPhones antigos; Confira se o seu está na lista
Os novos editais lançados pela Fapeam são direcionados a projetos de pesquisa nas mais diversas áreas, como bioeconomia, manejo sustentável, desenvolvimento de recursos humanos qualificados, plataforma de dados abertos, sistemas de monitoramento e recursos hÃdricos. Todos os editais estão alinhados ao Plano Plurianual do Amazonas (PPA 2024-2027) e à s metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os editais inéditos, a Fapeam lança os Programas de Incentivo à Pesquisas CientÃficas Disruptivas (Fronteiras do Conhecimento/Fapeam), de Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação Aplicada aos Recursos HÃdricos e à s Mudanças Climáticas Extremas (AQUA CT&I Fapeam), de Apoio à Projetos de Pesquisa e Inovação em Comunicação de Dados (BIGAMAZONAS CT&I/Fapeam), de Incentivo à Inovação e Inclusão na Educação Básica (Educatec-IN/Fapeam), de Incentivo à Extensão Universitária e à Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PROPG-EX/Fapeam), e de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter: Ciência, Floresta e Cidadania).
Também foram lançadas as novas edições dos Programas de Apoio à Participação em Eventos CientÃficos, Tecnológicos, de Inovação e ArtÃsticos (PAPEA CT&I/Fapeam) e de Apoio a Pós-Doutores (Prodoc/Fapeam).