O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prorrogou até o mês de dezembro a restrição de tráfego de veículos pesados na BR-319, rodovia federal que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). A medida foi oficializada no último dia 25 de junho por meio da Portaria nº 13/2025 e visa preservar a integridade da estrada, considerada uma das mais precárias da malha rodoviária nacional.
A restrição, que anteriormente teria validade até junho, foi estendida devido à continuidade dos problemas estruturais no trecho, especialmente após o rompimento de uma balsa no quilômetro 23 da rodovia, ocorrido no mês passado. A portaria proíbe a circulação de veículos com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) superior a 45 toneladas entre o km 1, em Careiro, e o km 679,3, nas proximidades de Humaitá.
De acordo com o DNIT, a decisão leva em consideração a vulnerabilidade da rodovia durante o período de chuvas na região Norte, além das limitações das pontes provisórias de madeira instaladas em vários pontos, que suportam até 36 toneladas. A medida também busca reduzir o risco de acidentes e evitar maiores danos à infraestrutura da estrada.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ficará responsável pela fiscalização e poderá aplicar penalidades aos motoristas que desrespeitarem a determinação, incluindo multas, apreensão dos veículos e responsabilização por eventuais danos causados à via.
A BR-319 enfrenta uma série de desafios logísticos e estruturais. Em junho, um incidente no km 23 causou a interrupção parcial do tráfego após o rompimento de um cabo de sustentação de uma balsa improvisada. Caminhoneiros e passageiros ficaram isolados por dias, até que uma estrutura emergencial fosse instalada.
Paralelamente à prorrogação da portaria, o DNIT lançou a licitação nº 90191/2025, que prevê a contratação de empresas especializadas para supervisão e apoio técnico à fiscalização de rodovias em 16 estados, incluindo o Amazonas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 2 de junho.
Apesar de sua importância estratégica para o escoamento de cargas e a integração da região Norte ao restante do país, a BR-319 continua sem pavimentação integral e enfrenta entraves técnicos, políticos e ambientais. A rodovia permanece como um dos principais desafios logísticos da infraestrutura nacional.