O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) vai ser espaço da ação educativa “Brincar e Aprender- Diferenças entre os peixes-bois da Amazônia e o marinho”. A atividade gratuita e aberta ao público acontece no dia 19 de Julho, das 13h30 às 16h30. Para participar, basta agendar a visita CLICANDO AQUI.
A ação tem como objetivo mostrar aos visitantes as principais diferenças entre as duas espécies de peixe-boi, o da Amazônia (Trichechus inunguis) e o marinho (Trichechus manatus), além de sensibilizar o público sobre a importância desses mamíferos aquáticos. A iniciativa é uma parceria do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Projeto Mar à vista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
LEIA TAMBÉM: Palácio da Justiça recebe concerto ‘A Arte do Piano – A Quatro Mãos’
O evento contará com atividades atrativas e didáticas voltadas especialmente ao público infantil. A programação inclui atrações como desenhos para colorir, jogos educativos e apresentação de fantoches, que abordam de maneira lúdica aspectos biológicos, comportamentais e ambientais relacionados aos peixes-bois.
Segundo Renata Vilar, educadora ambiental da Ampa, a ação no Bosque da Ciência irá contribuir para a compreensão sobre as espécies de peixes-bois que ocorrem no Brasil, ampliando a noção de parentesco entre esses animais, e estimulando o cuidado pela fauna aquática e a preservação do ambiente que eles vivem: rios e oceanos. “O contato com essas iniciativas de fora do estado [Mar à Vista] nos proporciona uma troca de experiências, isso é muito importante”, completa.