Uma esteticista de 30 anos foi presa em flagrante na última quarta-feira (16), em Tefé, no interior do Amazonas, por exercício ilegal da medicina. A mulher foi surpreendida pelas autoridades aplicando o medicamento Mounjaro (tirzepatida) — de uso controlado — em pacientes dentro de uma clínica estética da cidade, sem a devida autorização legal.
A ação foi desencadeada após o Ministério Público solicitar investigação sobre a possível utilização indevida da substância, inicialmente indicada para o tratamento de diabetes tipo 2, mas que também tem sido utilizada para controle de peso. O alerta surgiu após a divulgação de anúncios do serviço em redes sociais.
LEIA TAMBÉM: Mulher é presa suspeita de mandar matar ex-marido por não aceitar término no Amazonas
Durante a vistoria no estabelecimento, a polícia encontrou diversas ampolas do medicamento, algumas já usadas e outras prontas para aplicação, além de agendas contendo nomes e horários de atendimento dos clientes. A mulher afirmou ser esteticista e confessou ser a responsável pelas aplicações.
O Mounjaro é um medicamento que só pode ser prescrito por médicos, com receita retida em farmácia, além de exigir autorização da Anvisa para seu armazenamento e aplicação — requisitos que não foram cumpridos pela profissional.
A proprietária da clínica não foi encontrada no local e está sendo procurada pelas autoridades. A Vigilância Sanitária deve ser acionada para fiscalizar e possivelmente interditar o estabelecimento. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos no esquema e possíveis vítimas da prática ilegal.