Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Anvisa proíbe cosméticos com referências a cannabis em rótulos; veja os produtos afetados
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Anvisa proíbe cosméticos com referências a cannabis em rótulos; veja os produtos afetados
Cidades

Anvisa proíbe cosméticos com referências a cannabis em rótulos; veja os produtos afetados

Hector Muniz
Atualizado em 2025/07/22 at 6:37 PM
Hector Muniz 3 meses atrás
Compartilhe
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Foto: Divulgação
Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de quatro cosméticos com a expressão “hemp” em seus rótulos, por considerar que a rotulagem pode induzir o consumidor ao erro ao sugerir a presença de derivados da planta Cannabis sativa. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (22) e afeta produtos de diferentes linhas da marca Hemp Vegan.

Os itens proibidos são:

  • California drop serum facial hemp vegan (todos os lotes);
  • Psiloglow lip balm hemp vegan (todos os lotes);
  • Magic LSD máscara capilar hemp vegan (todos os lotes);
  • Alucina creme hidratante facial hemp vegan (todos os lotes).

De acordo com a Anvisa, a presença da palavra “hemp” nas embalagens contraria o artigo 12 da Resolução RDC nº 907/2024, que proíbe o uso de nomes, marcas ou imagens que possam gerar interpretações equivocadas sobre a composição, origem ou finalidade do produto. A norma visa proteger o consumidor contra informações enganosas e garantir maior clareza na comunicação sobre produtos cosméticos.

LEIA TAMBÉM: ‘Café Fake’: Anvisa determina recolhimento de Café ‘Tradicional’

A agência destacou ainda que, no Brasil, o uso de derivados da Cannabis sativa é restrito apenas a medicamentos autorizados e regulados pela própria Anvisa. Tais produtos estão sujeitos a controle especial e devem cumprir requisitos rigorosos de registro e rastreabilidade.

A legislação citada pela Anvisa inclui também a Lei nº 6.360/1976, que impede a fabricação e venda de produtos sem comprovação técnica, e a Lei nº 9.782/1999, que define o papel da Anvisa na proteção da saúde pública. Ainda que os produtos não contenham substâncias derivadas da cannabis, o uso da expressão “hemp” foi considerado inadequado por criar possíveis confusões sobre sua composição.

Em resposta, a empresa Hemp Vegan informou que nenhum dos cosméticos listados contém ingredientes psicoativos ou proibidos, como CBD (canabidiol), THC (tetrahidrocanabinol) ou LSD. A marca alega que os produtos seguem a legislação brasileira, com laudos laboratoriais e documentação técnica, e que a palavra “hemp” está relacionada ao nome institucional da empresa, registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A Hemp Vegan classificou a decisão como desproporcional e afirmou já ter apresentado recurso administrativo para tentar reverter a medida imposta pela Anvisa. Enquanto isso, os produtos seguem proibidos no mercado nacional.

Leia também

Sisu 2026 tem novas regras para seleção de alunos em universidades públicas

Praça dos Remédios recebe revitalização no Centro Histórico de Manaus

Empresa no Distrito Industrial é multada em mais de R$ 100 mil por operar sem licença

Saiba quais sãos os quatro bairros que ficarão sem energia neste sábado em Manaus

Cinco toneladas de peixe sem documentação foram apreendidas no Educandos

Termos destaque
Hector Muniz 22/07/2025 22/07/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Hector Muniz
Hector Muniz é jornalista especializado na cobertura de notícias de política. Profissional com passagens pelo Jornal Amazonas Em Tempo, site Toda Hora e Amazon Sat.
Artigo anterior Linhas de ônibus 017, 055, 330 e 430 têm mudanças no itinerário a partir desta quarta
Próximo Artigo UFAM abre inscrição para proficiência em inglês, espanhol e francês Escola de artes da Ufam tem mais de 350 vagas para 13 cursos gratuitos
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.